18/10/2011

Se você pensa que é tarde para correr, saiba que Fauja Singh, um Indiano de 100 anos, é o maratonista mais velho do mundo e completou a Maratona de Toronto no Canadá em 8h25m16s.



Boa terça-feira 18 de novembro. Bom dia!


Aos 100 anos, Fauja Singh tornou-se o mais velho maratonista em atividade no mundo. Apelidado de "Tornado de turbante", Fauja começou a correr aos 89 anos e já completou oito maratonas.
Embora o evento já estivesse acabando, com as proteções para conter o trânsito e os banners sendo retirados, o corredor Fauja Singh continuou seu caminho até o final da prova. Uma multidão de jornalistas, familiares, amigos e simpatizantes estavam lá quando esse homem de 100 anos entrou para a história da maratona após 8 horas, como o homem mais velho do mundo a completar uma prova de 42km.
Fauja Singh cruzou a linha de chegada quase seis horas após o vencedor, o queniano Kenneth Mungara, de apenas 38 anos, em 2h09m50s, que venceu a corrida pelo quarto ano consecutivo. O indiano já detinha o recorde mundial na categoria acima de 90 anos. Aos 92 anos, em 2003, ele participou da mesma prova canadense.
O indiano/cidadão britânico Fauja Singh, que só fala Punjabi, também surpreendeu-se. Através de seu intérprete, ele disse que havia estabelecido uma meta de terminar a corrida em cerca de nove horas . "Ele disse que conseguiu isso com a ajuda de Deus, mas até mesmo Deus deve estar ficando cansado de ajudá-lo", disse Singh Harmander, o intérprete. O recordista parecia não se importar em ter sido o último a cruzar a linha de chegada.
Com o resultado deste domingo, Fauja superou a marca A Associação de Estatísticas em Corridas de Estrada já havia reconhecido Singh como o mais velho corredor de maratona, quando participou numa prova com 93 anos. Contudo, para a organização do Livro dos Recordes, o grego Dimitrion Yordanidis, que completou a maratona de Atenas, em 1976, aos 98 anos, com o tempo de 7h33m, era o maratonista mais velho.
Fauja Singh (o nome significa o soldado) quebrou recordes mundiais para corredores com mais de 100 anos, em oito distâncias diferentes, que variam de 100 a 5.000 m. O 'atleta', que começou a correr há 20 anos quando perdeu esposa e filho, carregará a Tocha Olímpica para Londres 2012, em um dos trechos estipulados pela organização do evento.
Fauja revelou que o segredo está nos seus hábitos saudáveis:  sem álcool, sem tabaco, uma dieta vegetariana à base de caril e chá e exercícios diários. 
 "Ele corre por que quer", disse Harmander Singh, treinador e tradutor de Fauja, à CNN. "O que ele mais queria fazer era participar de uma corrida quando tivesse 100 anos. E esse dia chegou".
"Vou continuar a correr enquanto isso me mantiver vivo".

Obs.: Recorde aos 80
O maratonista canadense Ed Whitlock, que estabeleceu recordes extraordinários quando tinha 70 anos, continua em forma. Agora aos 80, Whitlock estabeleceu um novo recorde da maratona para um octogenário: 3:15:51.


Abraço!


André Macedo - Sou Desenhista Industrial (Especialista em Design Estratégico) - Apaixonado por esportes, corridas de rua, assuntos relacionados à alimentação, saúde, bem estar e corredor amador desde a adolescência. - (98) 8192.2732 / 8197.

Um comentário: