31/10/2011

PILATES E CORRIDA: UMA INTEGRAÇÃO PERFEITA!



Boa segunda-feira, 31 de outubro de 2011. 

Há uns 4 meses atrás vivia com dores muito fortes na coluna, fui diagnosticado com uma pré hérnia de disco. Um belo dia passando de carro pela Lagoa da Jansen avistei uma placa com um nome: Studio de Pilates. Parei meu carro e resolvi fazer uma aula experimental. E qual foi o resultado com poucas aulas apenas: minhas dores foram embora totalmente. Hoje estou maravilhado com o Pilates. Tudo melhorou, além de minhas dores sumirem, estou mais alongado, minhas taxas de exames de sangue se equilibraram e pude depois de alguns anos, correr sem dor. Vejo o Pilates hoje para minha corrida, como uma atividade essencial. Quem puder conhecer o método, faça e verá que os benefícios são inúmeros.
Quando é realizado o treinamento, o corredor no final, percebe os limites sinalizados pelo seu corpo. Uns dos principais obstáculos para um desenvolvimento são: a capacidade respiratória insuficiente, falta de equilíbrio, fadiga muscular, dores nas articulações e até mesmo na região lombar. Integração do Pilates com a corrida gera sempre ganhos extras na melhora desses aspectos.
O método desenvolvido pelo alemão Joseph Humbertos Pilates tem como objetivo fundamental restabelecer o equilíbrio e a harmonia postural, aumentar a capacidade respiratória e o fortalecimento de toda a musculatura, principalmente a abdominal. O Pilates requer uma concentração muito grande o que de certa forma acaba contribuindo para uma maior conscientização do sistema locomotor. 
Numa corrida existem muitas vantagens para o praticante de Pilates: 

1. Aumenta o controle da musculatura abdominal que ajuda na sustentação de todo sistema muscular. A “casa de força”, assim como Pilates dizia, a região do abdômen funciona como um eixo de sustentação e fornece as condições favoráveis para uma melhor movimentação de todo o corpo.

2. Diminui sensivelmente o impacto sobre as articulações devido ao aumento do tônus muscular gerados pelo treinamento com Pilates que realiza um trabalho de forma mais lenta.
3. Aumento a flexibilidade com a realização de exercícios específicos sob a orientação do professor respeitando as necessidades individuais de cada pessoa.

4. Respiração e a cadencia dos movimentos totalmente integradas. Estas são marcas inseparáveis do método.

5. Você ficará com muito mais equilíbrio aprendendo a ter concentração e fazer uma respiração disciplinada.

6. Com a prática do Pilates seu corpo vai ‘’voltando para o lugar’’, o que permite a correta posição de sua cabeça, pescoço, coluna vertebral e pelve a cada passada na sua corrida.

Um dos principais aspectos que distingue um grande corredor de um corredor médio é a boa postura. No Pilates executam-se exercícios de fortalecimento abdominal que visam desenvolver fortalecimento muscular e controle respiratório, os corredores passam a ter vantagens significativas para alcançar um desempenho ainda mais poderoso e condizente com as expectativas. 
Conheçam o método, um bom lugar com profissionais para a prática do Pilates e experimentem. Sua saúde agradecerá. 

Abraço.


André Macedo - Sou Desenhista Industrial (Especialista em Design Estratégico) - Apaixonado por esportes, corridas de rua, assuntos relacionados à alimentação, saúde, bem estar e corredor amador desde a adolescência. - (98) 8192.2732 / 8197

Nenhum comentário:

Postar um comentário