13/10/2011

Como se prevenir para manter distância das inflamações que mais atacam os corredores. Roteiro 2:



Boa noite corredores e corredoras. Quem corre sempre tem uma dorzinha? Depende. Em atividade física com sobrecarga como a corrida por exemplo, nossos músculos são solicitados um pouco mais do que o normal. Isso gera um pequeno desconforto chamado de DMIT: dor muscular de início tardio. Isso faz parte de um processo normal de adaptação a uma nova carga de trabalho. Tanto que, se você mantiver o mesmo estímulo, essa dor some assim que o corpo de adaptar. O problema surge quando não se diferencia a "dorzinha normal pós-treino" de uma dor que pode ser uma lesão. Na dúvida, procure o diagnóstico de um médico. Porém, para evitar a primeira lesão, leia o roteiro à seguir como sugestão de cuidados que se deve ter:

PARA QUEM JÁ ESTÁ NAS PISTAS:

ANTES DOS TREINOS:
Mantenha seu check-up esportivo em dia,
Renove seu tênis se ele já estiver bem rodado (um bom tênis dura de 500 a 800 km),
Faça uma avaliação nutricional e verifique também o seu equilíbrio muscular.

DURANTE OS TREINOS:
Estão valendo as observações feitas ao corredor de primeira viagem,
Agora, seus treinos mais longos já justificam uma reposição de carboidrato para evitar fadiga e muscular. Consuma sachês de carboidrato em gel (um a cada 40 ou 45 minutos de corrida).

PARALELAMENTE AOS TREINOS:
Novamente, valem os comentários feitos para os iniciantes,
Em períodos com alto volume de treino, faça sessões semanais de massagem para ajudar na recuperação muscular ou quinzenais de acupuntura para acelerar a recuperação de uma eventual lesão.

Abraço.


POST baseado em Reportagem de Revista:
SAÚDE por Daniela Hirsch 
Conteúdo fornecido por RUNNERS WORLD - Nº 35

André Macedo -  Sou Desenhista Industrial (Especialista em Design Estratégico) - Apaixonado por esportes, corridas de rua, assuntos relacionados à alimentação, saúde, bem estar e corredor amador desde a adolescência até hoje - (98) 8192.2732 / 8197.

Nenhum comentário:

Postar um comentário