06/09/2011

Barrinhas de cereal: aproveite suas facilidades, mas de olho nas calorias.


As barrinhas são alimentos transportáveis e de fácil absorção pelo organismo, mas saber escolher o tipo certo é essencial para não exagerar na dose.

Fáceis de carregar e práticas para qualquer um levar na bolsa. As barrinhas de cereal são alimentos que fazem parte do cardápio de vários corredores pelo país e possuem, de fato, importantes vantagens.
- Podem ser utilizadas antes dos treinos, como as frutas, por serem facilmente transportáveis e absorvidas pelo organismo, evitando a prática da atividade em jejum. Antes dos treinos de corrida, não devemos ingerir grande quantidade de alimento - para evitar concentração do fluxo sanguíneo no trato digestivo - e muitos corredores acordam e não têm muito tempo para tomar o café da manhã antes do exercício – explica a nutricionista Cristiane Perroni.
Cristiane enumera três tipos de barrinha:
- Barras ricas em fibras (aveia, gergelim, linhaça, frutas secas, etc.);
- Barra de proteína: possuem carboidratos e proteína na composição - Barra de cereais com chocolate: contém menos cereais integrais, mas melhoram o sabor e reduzem a vontade de comer doce.
Em geral, as barrinhas são recomendadas justamente para que o atleta não fique muito tempo sem se alimentar. Mas as que possuem em sua composição mais proteína podem ser usadas para repor, mais rapidamente, o glicogênio muscular após treino ou competição.
No entanto, todos esses benefícios não devem ser compreendidos como sinal verde para consumo indiscriminado das tais barrinhas. Em primeiro lugar, segundo Cristiane, elas não servem para substituir refeições e, sim, para funcionar como pequenos lanches: colação, lanche da tarde e ceia.
Elas podem ser usadas como estratégia para diminuir a vontade do doce, mas não se deve esquecer que também possuem calorias, entre 80 e 120 por barra, e, em excesso, pesam na conta final do consumo calórico diário.
Na hora de comprar, fique atento aos componentes nutricionais, listados na embalagem das barrinhas. O ideal é ter 15 gramas de carboidrato, menos de três gramas de gordura, com teor de fibra.
Prestando a devida atenção é só escolher suas barrinhas, colocar na bolsa e boa corrida!

Barrinhas de todos os tipos: aprenda a escolher o seu (Foto: Luisa Prochnik / GLOBOESPORTE.COM)

02/09/2011 18h56 - Atualizado em 02/09/2011 18h56

Por Luisa Prochink Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário