01/09/2010

As propriedades funcionais da banana verde






















A banana, produzida na maioria dos países tropicais, é uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo o Brasil como o segundo maior produtor e o primeiro maior consumidor mundial. As variedades mais conhecidas no Brasil são: prata, pacovan, prata-anã, maçã, mydore, terra e d'angola, além da nanica e ninicão voltadas principalmente à exportação.

A banana é considerada hoje uma das principais fontes de amido da dieta. Mas além de sua concentração de carboidratos e energia, também apresenta elevadas proporções de vitaminas e minerais.

A banana ainda verde é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta alto teor de AMIDO RESISTENTE , um tipo de carboidrato, presente na polpa da fruta, que atua como prebiótico, beneficiando a flora intestinal. Com o amadurecimento da fruta, a concentração de amido resistente cai de 26% para 2%. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, sendo que este não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção de bactérias benéficas ao nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como câncer de intestino.

A banana verde também exerce outros efeitos benéficos ao organismo. É um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose sanguínea controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovida pelo amido resistente.

Os estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol sanguíneo, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.

Além do amido resistente, a banana verde ainda possui minerais e vitaminas A, do complexo B e C.

A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha, que são utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo. A farinha de banana verde pode ser adicionada ao final de preparações como suco, arroz, feijão, sopas... Já a biomassa da banana verde, por não possuir cheiro nem sabor, pode ser adicionada em sucos de frutas, vitaminas, brigadeiro, quindim, pães, bolos, molhos, geléias, kibe, maionese, macarrão...

O preparo da biomassa é simples e pode ser feito em casa. Confira no cdnutri.com.br, ícone "Receitas" como prepará-la!!!

Novidades em:

www.cdnutri.com.br
www.cdnutri.blogspot.com.br
cassiana@cdnutri.com.br
TWITTER @CDNutri 


Essa matéria é de autoria da Dra. Cassiana G. Domingues - CRN 3523-8


Nenhum comentário:

Postar um comentário