09/11/2011

VOE NAS PISTAS COM O TÊNIS, A ROUPA E ACESSÓRIOS IDEAIS!


Boa quarta-feira, 09 de novembro.

Para corrermos bem, temos que ter uma atenção especial com o tênis que calçamos, a roupa que vestimos e os acessórios que usamos. Uma atenção especial nesses itens vão fazer a diferença no seu treino.

O TÊNIS - CONHEÇA SEUS PÉS
Saiba se sua pisada é pronada ( para dentro), sub pronada (para fora) ou neutra. Algumas lojas esportivas especializadas fazem o teste (há um tempo atrás fiz em uma loja lá no São Luís Shopping, não me recordo o nome e talvez ainda façam lá) e em feiras esportivas anuais como a Brazil Sports Show também fazem. Quando tiver oportunidade também o faça, é muito importante pisar corretamente e essas informações são essenciais na escolha do seu tênis para correr.

PAPO DE VENDEDOR
O vendedor quer sempre vender pra aumentar sua comissão. Então, fique esperto pois ele pode se mostrar muito simpático e parecer saber tudo sobre corrida mas talvez nunca tenha feito nem um aquecimento quanto mais correr. Por isso, faça perguntas para testá-lo, sempre!

OUÇA OPINIÕES
Leia revistas de corrida, converse com amigos, profissionais da área esportiva, pesquise nas resenhas dos sites, enfim, informe-se antes para comprar depois.

TROTE NA LOJA
Não fique com vergonha, deixe-a no banco ao seu lado e movimente-se na loja. Podem até pensar que você surtou, mas na verdade irá surtar se comprar um tênis caro que não funcione. Trote e sinta seu futuro tênis para ver se seus pés ficam confortáveis. Experimente!

BELEZA NÃO É UDO
Muitos corredores, geralmente os iniciantes, tendem a comprar pelo visual mas não se deixe influenciar. Volte e releia O TÊNIS - CONHEÇA SEUS PÉS.

UM PARA CADA TREINO
Se puder comprar mais de um tênis ou ter mais de um, o faça. Assim você poderá prolongar a vida útil e a rodagem deles. Também existem tênis para treino e para competições, se também puder, tenha um para cada situação.

A ROUPA - TECIDO É TUDO
Deixe suas camisas de algodão para outro momento. Aposte na Poliamida, Poliéster e Dry Fit entre outros, que são tecidos inteligentes, leves e que promovem a rápida troca de suor.

POUCAS CAMADAS, NÃO SE ILUDA
Não treine com várias camisas (exceto se estiver muito frio) e ainda com casaco pensando que vai acelerar a perda de peso. ERRADO! Isso só irá lhe incomodar, pois o excesso de suor só vai lhe desidratar.

SEGUNDA PELE OU SOLTO
Use peças "running". Elas tem modelagem apropriada para a corrida. Shorts soltos não vão impedir suas passadas e roupas de compressão vão controlar sua temperatura corporal e a vibração muscular, retardando a fadiga e reduzindo a incidência de lesões. Para os que estão em São Luís, a Centauro Esportes do Rio Anil tem opções bem interessantes.

ACESSÓRIOS - ALÉM DO CRONÔMETRO
Na corrida procure checar suas funções cardíacas FC) utilizando um frequencímetro, pois além de cronometrar ele irá lhe monitorar o avisando para diminuir ou acelerar quando necessário. Suas planilhas feitas por profissionais, sempre indicam em que intervalo de FC você deve correr.

CONTRA O SOL
Aplique protetor solar, existem uns que são específicos para a prática de esportes. Se for usar bonés e viseiras, fuja também se forem de algodão. Para os óculos, procure os modelos esportivos que já vem com protetores de orelha e nariz, que garantem a aderência mesmo com o excesso de suor.

CHEGA DE ASSADURAS BEBÊ
Nunca compre um tênis ou uma roupa que nunca amaciou e vá correr uma prova no mesmo dia ou no dia seguinte. Fatalmente você ficará assado como um bebê e não vai adiantar chorar pois se for uma prova longa você não vai conseguir completar, as assaduras não vão deixar. Eu particularmente, sempre compro na farmácia para treinar e correr, vaselina líquida ou em pastas, aplica nas axilas, no peitoral, parte interna das coxas e nos dedos dos pés para evitar qualquer problema de assadura.

Abraço.

André Macedo - Sou Desenhista Industrial (Especialista em Design Estratégico) - Apaixonado por esportes, corridas de rua, assuntos relacionados à alimentação, saúde, bem estar e corredor amador desde a adolescência. - (98) 8192.2732 / 8197


Nenhum comentário:

Postar um comentário