05/11/2011

Jovem atleta do Chapéu Mangueira corre por fora na Rio Up Run neste domingo no RJ.




RIO - Neste domingo, uma multidão de 1.500 pessoas vai disputar espaço nas vielas das comunidades da Babilônia e do Chapéu Mangueira, no Leme. A briga boa faz parte da 1ª edição da Rio Up Run (o nome em inglês é bem caído, mas a corrida não), cuja largada rola às 7h30m em frente ao Posto 4, em Copacabana. Depois, os atletas seguem morro acima e (abaixo) por 2km. No meio da galera, uma jovem revelação correrá por fora: Isadora Carvalho, de 13 anos, é a caçula da competição. Moradora do Chapéu Mangueira, ela diz que já conhece os atalhos dos becos e escadarias das favelas.
- Para mim é mais fácil, pois já sei os caminhos de cor e não vou me perder - tira onda a jovem atleta, que concilia os treinos com o 7º ano do ensino fundamental. - Sonho ser corredora e disputar as Olimpíadas aqui no Rio. Quero ganhar essa corrida e outras que virão.
Isadora foi descoberta pelos professores Bruno Nijaine e Pablo Simonetti, que, desde 2010, realizam o projeto de atletismo Rota 5k do Futuro, com 25 adolescentes da Babilônia e do Chapéu Mangueira. Por se destacar, ela foi a única do grupo a ser inscrita na corrida rústica deste domingo.
- A Isadora é um talento do atletismo e tem futuro na corrida de fundo. Tem um ótimo perfil e bons resultados. Só depende da vontade e da evolução dela - diz Bruno, que também dá aulas de futsal no projeto Rio 2016.
Os treinos de atletismo acontecem às terças e sextas, das 19h às 20h, na orla do Leme. Isadora garante ser o suficiente para aguentar os 8km do percurso, que segue pela Avenida Atlântica até o final do Leme, passando pelas ruas das comunidades e retornando à praia, ao mesmo ponto da largada. O trajeto inclui escadarias de até 281 degraus, ladeiras íngremes e estreitas, o que exigirá um preparo físico apurado.
- Já estou acostumada a subir e descer o morro todos os dias. Além disso, treino na areia, o que dá mais resistência - diz Isadora.

Post baseado em matéria publicada no site: oglobo.globo.com / 05/11/2011às 08h19m

André Macedo - Sou Desenhista Industrial (Especialista em Design Estratégico) - Apaixonado por esportes, corridas de rua, assuntos relacionados à alimentação, saúde, bem estar e corredor amador desde a adolescência. - (98) 8192.2732 / 8197

Nenhum comentário:

Postar um comentário