19/08/2010

Usain Bolt

Talvez você não seja um atleta e nem mesmo corra. Mas pode usar algumas dicas de sucesso do homem mais rápido do mundo, para sua própria vida.





SOBRE ESTABELECER METAS

Para obter sucesso em qualquer coisa, você precisa estabelecer prioridades. Nas Olimpíadas de Pequim, meu primeiro objetivo era ganhar a medalha e depois bater o recorde. Afinal, alguém pode quebrar o recorde mundia amanhã, mas nunca tirar a medalha de ouro de mim. Coloque suas metas no pael e dê a cada uma delas um prazo




SOBRE MANTER O FOCO

Alguns atletas são muitos arrogantes e tentam intimidar seus adversários. Eu não entro nessa antes de uma prova para não me distrair. Tento permanecer concentrado na minha corrida. É preciso ter foco acima de tudo e isso só é possível quando você tem confiança no que está fazendo. Portanto, seja comprometido com o seu treino.




SOBRE TRABALHAR EM EQUIPE

Minha equipe é muito talentosa. Quando várias pessoas talentosas se unem, o resultado costuma ser um confronto de egos e de interesses. Mas somos todos jamaicanos e, como você sabe, os jamaicanos são tranquilos. Nós ouvimos reggae e nos divertimos juntos. Encontramos na música uma forma de superar distrações e dramas antes de relaxar. Tensão e estresse definitivamente prejudicam o desempenho.




SOBRE TER RAÍZES

Um bom sistema de apoio mantém você no chão. Escolhi ficar na jamaica em vez de fazer facultade no E.U.A. Acredito que ficar perto da minha família e dos meus amigos é uma das melhores coisas que eu poderia fazer para a minha carreira. É bom ficar perto de pessoas que realmente conhecem você. E procure fazer algo que desligue você por completo. Em casa, jogo videogame e dominó.




SOBRE SUPERAR O FRACASSO

Meu treinador costuma dizer "Você não vence todos os dias e ninguém espera que você vença todos os dias". Perdas e lesões fazem parte da vida de um atleta profissional. O que conta é a maneira como você lida com elas. Digo a mim mesmo que na vida temos dias ruins, mas você precisa superá-los se esforçando ainda mais no dia seguinte. Por isso treino bastante e faço sempre o meu melhor. Assim, fico satisfeito mesmo se perder.

A matéria Usain Bolt é baseada em reportagem editada na Revista Men´s Health nº 41

2 comentários:

  1. Esse cara é foda mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Começei a gostar de correr assim!
    ainda nao estou pronto pra vencer meus amigos que correm demais,so que eu sempre treino,sempre to com uma meta mais dificil,e sempre supero meus proprios limites treinando correndo na fazenda e malhando perna na academia!

    ResponderExcluir