30/11/2010

Creatina recentemente foi liberada para consumo, mas é indicada para ser usada apenas por atletas de alta performance.




Considerada fonte extra de energia, que facilita a contração e a rápida recuperação dos músculos, o consumo da creatina voltou a ser controlado. Recentemente ela havia sido liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O que as autoridades alegam é que o organismo já produz naturalmente a substância, originada dos aminoácidos arginina, ornitina e lisina. O seu uso em excesso, alegam os especialistas, de forma artificial, podem provocar problemas renais e no fígado, aumento de peso e retenção de água. 

Até pouco tempo a venda de creatina e de cafeína não era permitida no país. Elas eram restritas ao uso de medicamentos. A sua inclusão se deu após um apelo de fabricantes e da apresentação de estudos que comprovaram a segurança e eficácia dos produtos. Cafeína e creatina passaram a ser consumidas por frequentadores de academia e esportistas. 


A creatina agora é indicada apenas para atletas de alta performance, em que o exercício é a principal atividade de seu cotidiano, com mais de seis horas de treino por dia. Fora isso, seu uso é condenado. Isotônicos, barras de proteínas e outros suplementos terão de vir com um rótulo de advertência ressaltando que o produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico. 


Por Carolina Abranches 

Reportagem baseada em mensagem recebida em nosso email dia 30/11/2010 - 01:07:05
do Programa BemStar da GNT - www.bemstar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário