16/02/2012

Correr com segurança é uma questão de segurança!




Bom fim de tarde.
Quem corre pela rua deve sempre correr visualizando os veículos, indo e vindo. Essa é uma regra básica de segurança e serve para a bike também.
Lembram do músico Marcelo Frommer dos titãs, pois é, infelizmente faleceu correndo nas ruas de SP. Lembrei dele pois foi um caso de repercussão nacional, mas quantos outros o sucederam e acontecem todos os dias no país?
Hoje tem muita gente treinando nas ruas, parques, praias, clubes e avenidas daqui de São Luís, no país e no mundo inteiro. Nosso Brasil ainda está muito longe no que se diz em respeito aos esportistas de uma forma geral e também no que se refere ao trânsito.
Já passou da hora de prestarmos muito mais atenção à segurança em todos os sentidos. Quantas pessoas vejo correndo aqui em São Luís com seus aparelhos de som nos últimos volumes correndo  tranquilamente pela rua, sem olharem os carros, na mesma mão dos mesmos, imaginando que estamos em algum país da europa onde se  tem um maior respeito ao esportista. Se acontece um imprevisto, nem a buzina vão ouvir.
Segurança deve ser levada a sério pelos motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres, corredores, enfim, por todos e por isso, algumas dicas de proteção meus amigos que acho fundamentais:

·         Use roupas adequadas para a prática esportiva;
·         Se correr sozinho, leve um documento, se puder sua carteira do seu plano de saúde, uma identificação que possam avisar alguém caso algum problema ocorra;
·         Use roupas refletivas e tênis refletivos também, se for correr no fim de tarde ou à noite;
·         Corra na rua contra o fluxo de veículos (nós não somos considerados veículos de locomoção), dessa forma você terá uma visão periférica do que ocorre a sua frente;
·         Escute som em baixo volume, assim você poderá escutar uma buzina ou uma freada que venha a ocorrer;
·         Se o local que estiver correndo estiver com muitos veículos e der para correr na calçada, suba e corra sem stress.

Caso você seja um corredor experiente e veja alguém fazendo algo errado, ajude-o com informação.
Nós corredores, esportistas temos que sempre estarmos unidos e nos ajudarmos mutuamente.
Protejam-se sempre, os números, acidentes e estatísticas estão aí e vamos fazer de tudo para não fazermos parte dessa conta. A civilidade deveria ser exercida por todos, mas hoje raramente vemos um exemplo, mas acredito que muita coisa mudou, melhorou e vá mudar, para melhor, é claro.

Se cuidem, bons treinos e boa corrida à todos.

Sds,
André Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário