15/05/2012

MARATONA DE PRAGA : meu presente do Dia das Mães - Mais um incrível relato da amiga Eliane Fernandes em seu Tour pela Europa


MARATONA DE PRAGA
Eu e meu marido no espaço ao lado da largada dos corredores de elite
Coladinha na largada
Eu e um queniano da elite

A paixão por corridas proporcionou hoje um dos dias mais surpreendentes e inesquecíveis de minha vida.
De repente, sem planejamento prévio, estávamos ali, vivenciando o grande espetáculo chamado MARATONA DE PRAGA !
Tudo começou quando eu e o marido (Alberto) passeávamos pelos pontos turísticos da capital checa e avistamos surpresos o portal do evento (que já estava sendo posicionado dois dias antes da grande festa).
A partir dessa hora o bichinho da corrida não me deixou ficar quieta (todo corredor entende bem o que estou falando – rs !). Assim que cheguei no hotel descobri pela internet toda a grade de programação relacionada ao evento. O único no qual podíamos participar, em razão do horário de nossa viagem para Berlim, era uma caminhada que se iniciaria após a largada da Maratona. Não tive nenhuma dúvida : rapidamente descobrimos onde era o local das inscrições. Chegando lá garantimos nossa presença no evento, pagando um valor correspondente a R$ 15,00. Recebemos imediatamente o kit e fizemos, gratuitamente, um teste de pisada que, inclusive, foi o melhor que já realizamos. Tudo isso ontem, véspera da competição.
E chegou o grande momento : hoje  !!
O clima foi um grande desafio pois encarar 8 graus não estava sendo fácil. Porém, a animação dos corredores e toda a enorme estrutura que envolve um evento como uma grande Maratona como essa nos fez esquecer rapidamente esse pequeno detalhe. Ficamos circulando de um lado para o outro no meio de toda aquela festa, quando repentinamente um rapaz da organização, ao observar que estávamos com a camisa do evento, nos chama para uma área reservada, coladinha ao portal de largada, onde os corredores de elite já estavam fazendo o aquecimento. Nesse momento ficamos surpreendentemente felizes e tiramos fotos com os quenianos e demais maratonistas profissionais, todos bastante simpáticos e atenciosos. Tentei muito identificar nossos atletas brasileiros, mas não encontrei nenhum deles, infelizmente.
Dada a largada da Maratona, rapidamente a coordenação do evento organizou a nossa caminhada, que só teve essa característica nos 5 primeiros metros pois a seguir a maioria dos participantes começou a acelerar, inclusive nós, que passamos a correr encantados com a linda paisagem dessa cidade que é considerada uma das mais belas capitais da Europa.
E assim fomos, até a finalização de nosso “tiro” de 2 Km, onde recebemos a medalha de conclusão do percurso.
 Apesar da nossa participação ter sido praticamente simbólica, a Maratona de Praga foi um evento muito representativo no currículo modesto de 2 corredores maranhenses (eu e o marido).  Ela também confirma que estamos no caminho certo : valorizar uma saudável prática desportiva que conquista cada vez mais adeptos (eram + de 10 mil corredores), trazendo enormes benefícios para a saúde e possibilitando momentos tão especiais e inesquecíveis como o deste domingo, 13 de maio de 2012.
E sendo hoje o Dia das Mães, dedico essa nossa participação na Maratona de Praga a minha mãe Teresinha que é minha grande incentivadora nos esportes e ao meu filho Tássio, que me faz muito feliz sendo também um praticante da corrida e que  ia adorar ter participado conosco dessa maravilhosa e inesquecível aventura na República Tcheca.


Correndo em Praga
Cheguei a pensar que era a primeira pois só havia o batedor na minha frente
Medalhados
Farta distribuição de maça aos participantes









3 comentários:

  1. Nossa que frio! Deve ter sido difícil.
    Estamos com saudades

    ResponderExcluir
  2. Que legal... mas que fique como lição para na próxima viagem e pesquisar antes por corridas(como eu fiz nos EUA).

    ResponderExcluir
  3. voltei desejando tambem meus parabens a Eliane aproveito para enviar sites amigos www.feope.com.br www.carlosdiasultra.com.br www.bonskmjuliana.blogspot.com www.corridasdemontanha.com.br www.corramais.com.br www.correrenadar.com.br www.cordf.com.br www.fatdf.org.br www.cbat.org.br www.runnerbrasil.com.br www.acorrg.org.br Atenciosamente Elivan(ciclista/Ultramaratonista natural de Bananeiras/Pb residente em Joao Pessoa

    ResponderExcluir