11/05/2012

Grande relato da corredora e ciclista maranhense Eliane Fernandes em Viena (Áustria).

O estacionamento dos carros é recuado para abrir espaço para a ciclovia

Ponto de estacionamento do City Bike
   

Foi tudo muito fácil, simples e prático : pagamos 1 euro e pela internet realizamos nosso cadastramento no City Bike Viena, o site do governo austríaco que viabiliza, para os habitantes e turistas, o serviço de bicicleta na capital austríaca. Esse cadastramento consiste, basicamente, na indicação de um número de cartão de crédito de onde será debitado esse valor de 1 euro e do qual você se utilizará na liberação das bicicletas nos mais de 50 [diversos] pontos que cobrem a grande área central da linda Viena. Realizado esse primeiro passo (do cadastramento) você escolhe a bicicleta num desses pontos e pode utilizá-la até o limite de 1 hora sem cobrança de qualquer tarifa. A partir de 1 hora, é cobrado 1 euro. A partir de 2 horas é cobrado mais 2 euros. Porém é  permitido você utilizar novamente, sem qualquer novo custo, após 15 minutos da última utilização. Esse tipo de sistema de cobrança nos demonstrou claramente a intenção do governo austríaco: disponibilizar em maior quantidade possível o número de bicicletas para que as pessoas utilizem com maior freqüência esse meio de transporte. A resposta da população para essa positiva iniciativa do governo é constatada em suas ruas e avenidas: crianças, jovens e idosos circulam de um canto a outro nas bicicletas do governo. Executivos de ternos e artistas carregando seus pesados instrumentos nas costas, pedalando uma bicicleta, fazem parte de cena cotidiana nessa cidade que é considerada a capital de melhor qualidade de vida do planeta. Um verdadeiro deleite aos meus olhos, uma apaixonada por esse meio de transporte.
Mas não apenas a facilidade de obter uma bicicleta em Viena é estimulante. As ruas, perfeitamente organizadas com as ciclovias e os sinais de trânsito, alguns deles exclusivo para bikes, são o maior atrativo para esse tipo de transporte em Viena. O estacionamento dos carros, em algumas avenidas centrais são recuados para abrir espaço para as ciclovias. A educação de sua gente e o enorme respeito pelo ciclista também são grande motivação para um passeio em duas rodas nessa cidade. Chega a ser inacreditável os carros desacelerando aos poucos assim que éramos avistados. A preferencial era nossa e isso era inevitavelmente respeitado.
E o melhor de tudo isso : Viena possui parques e espaços maravilhosos, encantadores e convidativos para um passeio de bike.
Portanto, se você curte uma bike, quando vier inclua esse imperdível passeio no seu programa. Há ciclovias em abundancia pois há ciclistas em grande número por toda a grande Viena. Depois conta prá gente como foi essa experiência. Aposto que você vai adorar ! Eliane Fernandes.

Enormes parques para passeios de bicicletas

Sinal de trânsito exclusivo para bike
Idosos em Viena são adeptos da bike
 Espaço para os ciclistas - Sistema bastante simples e prático

 Fiquei com muita vontade de conhecer a cidade depois das suas informações. Muito Obrigado. André.





Um comentário:

  1. Caramba, parece ser um local muito desenvolvido.
    Essas city bikes são fantásticas.

    ResponderExcluir